Resenha do livro: Invisível de David Levithan e Andrea Cremer

domingo, 25 de janeiro de 2015



              Título original: Invisibility
              Editora Galera Record
              Literatura estrangeira/Romance
              Número de páginas: 322


Sinopse: Stephen passou a vida do lado de fora, olhando para dentro. Amaldiçoado desde o nascimento, ele é invisível. Não apenas para si mesmo, mas para todos. Não sabe como é seu próprio rosto. Ele vaga por Nova York, em um esforço contínuo para não desaparecer completamente. Mas um milagre acontece, e ele se chama Elizabeth. Recém-chegada à cidade, a garota procura exatamente o que Stephen mais odeia. A possibilidade de passar despercebida, depois de sofrer com a rejeição dos amigos à orientação sexual do irmão. Perdida em pensamentos, Elizabeth não entende por que seu vizinho de apartamento não mexe um dedo quando ela derruba uma sacola de compras no chão. E Stephen não acredita no que está acontecendo... Ela o vê! 

“Invisível” me encantou só com a sinopse. A história trás os dois temas que eu mais amo ler: romance e fantasia. Cada parágrafo surpreende e encanta o leitor, a trama mostra personagens singulares e fortes, junto com uma série de pensamentos e conflitos que nos levam a refletir junto com eles. 

Acredito que a história poderia ter uma continuação, cheguei até a imaginar os personagens em outras situações, mas infelizmente é um livro único. Eu tenho um péssimo hábito de ficar julgando a capa dos livros que compro e não foi diferente com esse, a capa dele tem cores vibrantes e as letras usadas pareciam ter sido rabiscadas, o que me agrada muito, pois pra mim, trás um ar mais pessoal ao livro.

Stephen é um adolescente invisível. No começo, achei que fosse uma referência ao fato dele viver numa cidade gigante que é Nova York e por isso se sentia excluído, mas não, por causa de uma maldição, ele é realmente invisível. Antes de ler, fiquei imaginando como deve ser difícil e solitário, já que não há contato visual com ninguém. A narrativa mostra sua rotina e como ele vive com a maldição. Stephen passa a maior parte do tempo observando a vida de outras pessoas. Como ele mesmo diz: “É como se estivesse num teatro, sozinho na plateia, e tudo mais estivesse acontecendo no palco”. O que mais me incomodou é que ele já havia se conformado com isso. Até encontrar Elizabeth.

Elizabeth surge inesperadamente. Ao contrário de Stephen, ela busca um pouco de invisibilidade, enquanto ele fica encantado com o fato dela conseguir vê-lo. Cheio de esperanças e dúvidas, ele resolve se aproximar dela e claro, os dois se apaixonam. Logo, a narrativa toma outro foco: o romance. Com diálogos emocionantes, os dois decidem ir atrás de respostas.

Com a ajuda de Laurie, irmão de Elizabeth, os três entram em uma rotina cheia de magia enquanto buscam pela cura da maldição e ao mesmo tempo fazem descobertas surpreendentes, que mudam o rumo da história. Outros personagens vão aparecendo aos poucos, cada um mais diferente e surreal que o outro, o que torna a história ainda mais envolvente. O que mais me agradou foi Elizabeth. Antes de se envolver com Stephen ela era só uma adolescente querendo fugir de tudo, mas aos poucos foi mostrando ser uma personagem forte e pronta para enfrentar qualquer coisa para defender quem ama. 

É muito interessante ver que há alguns capítulos em que Stephen narra e outros em que Elizabeth narra, deixando tudo muito dinâmico e divertido. Por ser escrito por duas pessoas aos poucos você vai começando a perceber qual dos dois escreveu o capítulo, se foi David ou Andrea. Não sei como foi a divisão, mas acredito que David tenha ficado responsável em narrar as partes de Stephen enquanto Andrea ficou com as partes de Elizabeth. Apesar de toda a fantasia presente no livro, “Invisível” não só trás ao leitor uma série de aventuras de tirar o fôlego, mas também, uma forma criativa de falar de sentimentos intensos pelos quais todos passamos e que, muitas vezes, não conseguimos combater. 


Isabelle Marques


7 comentários:

  1. Não sabia desse livro, mas me parece ser bem fofo, pelo o que li me parece com uma historia de amor, a partir do momento em que ela derruba a sacola e ele olha para ela..
    E também achei bem interessante o fato dos capítulos serem narrados pelos dois personagens, torna a historia mais dinâmica.
    http://ancorandoomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, quem nunca se sentiu invisível? Mas acho que se n fosse uma maldição e ele realmente não fosse invisível n teria tanta graça como vi que teve. O livro parece ser muito bom e realmente só a sinopse já da vontade de lê-lo. Adorei!
    Beijos

    http://www.alicedissedesdisse.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu acho este livro muito legal pela sua trama que parece ser bem diferente. Gostei muito da sua resenha. Tenho urgentemente que ler algo do David, sempre me indicam.
    Estou seguindo o blog e curtindo a fãpage do blog. Voltarei sempre por aqui, ok?
    Abraço! www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ooi Isabelle!
    Adoreeii a temática do livro, não sabia que era fantasia,a chei que era mais voltado p bullying!
    To adorando livros que cada hora um personagem narra q nem neste!
    Bjos!!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  5. Oláá
    Só li alguns capítulos porque não havia comprado mas ganhei de aniversário e adorei o presente haha ainda não li por falta de tempo mas espero adorar a leitura assim como amei Todo Dia, David arrasa nos seus livros, ele é ótimo.
    Sua resenha está ótima, parabéns.

    Beijos
    Comente ;))))
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/01/tag-o-que-te-diz-o-livro.html

    ResponderExcluir
  6. Oi, como vai?
    Tenho esse livro aqui em casa, comprei na Bienal de SP do ano passado, mas ainda não li :/
    Sua resenha me despertou vontade, parece ser um livro super fofo *-*
    Beijo, estou seguindo~
    Choque Literário

    ResponderExcluir
  7. Oiee

    Morro de vontade de ler mais livros do autor, li Todo Dia e adorei o livro apesar de não gostar muito do final virei fã dele !

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...