Resenha do livro: A Máquina de Contar Histórias de Maurício Gomyde

quarta-feira, 10 de setembro de 2014




                      Editora Novo Conceito
                      Literatura nacional/Romance
                      Número de páginas:192


Sinopse: Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das filhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.


Quem nunca sonhou em ser um autor super famoso e que seus livros se tornassem bestsellers mundiais? Eu já sonhei com isso e deve ser a realização de um sonho, mas e se em troca de tudo isso, você tivesse que deixar sua família de lado para se dedicar a sua carreira? Eu pensaria duas vezes porque os laços familiares são eternos, mas Vinicius Becker escolheu os livros e agora terá que correr atrás do prejuízo para conquistar suas filhas novamente.

Vinicius Becker é um escrito famoso mundialmente e escreve seus livros com tanta disciplina que é considerado uma máquina de contar histórias. Desde criança ele é apaixonado por literatura e depois que sua carreira de escritor deslanchou, ele vive em função de seus livros. Sua mulher Viviana acreditou no seu potencial desde o começo e até o ajudou a pagar seu primeiro livro independente. Juntos, eles acreditaram que era possível Vinícius ser um escrito famoso e ela até abdicou um pouco de sua carreira de arquiteta para apoiá-lo incansavelmente.

Viviana e Vinícius tiveram duas filhas: Valentina e Vida. Eles se davam muito bem até que Vinícius passou a viver em função da escrita e de seus compromissos profissionais, deixando de lado a convivência com sua família. E tudo piora quando Viviana falece depois de 4 anos lutando contra a leucemia e Vinícius nem se despediu da esposa ou deu apoio as suas filhas. Depois dessa situação, ele percebe que estava dando prioridade equivocada a sua carreira e vai fazer o possível para reconquistar o amor das filhas.

"- Papai, você é famoso? - Vida repetiu a pergunta de poucos dias antes.        - Não, minha linda. Mas, se vocês duas virarem minhas fãs, eu vou ser o homem mais feliz do mundo - a resposta foi a mesma, ainda permeada pela incerteza se aquilo estava mais perto ou mais longe de acontecer." pág 132

Valentina é uma adolescente de 16 anos e que tem na figura da mãe sua fortaleza, já que seu pai não é uma figura presente em casa. Ela tem o dom da escrita e é uma aspirante a escritora, mas esconde isso do seu pai porque não quer se transformar nele que escreve metodicamente e não vive verdadeiramente o que cria. Ela acha que tudo o que o pai escreve é uma mentira porque sabe que ele não é assim na vida real e não vive esses sentimentos com a família. Para ela, ser escritora é colocar para fora seu íntimo e ser verdadeira.

Vida tem 4 anos e ainda acha seu pai um super herói, mas Valentina não aceita a ausência de Vinícius em suas vidas, principalmente com o afastamento dele durante a doença da mãe. Ela teve que ficar responsável pela mãe e acompanhá-la até o seu último suspiro sem o apoio do pai. Por isso, quando Vinícius propõe uma reaproximação, ela reluta tanto e não vai ser fácil Vinícius ter sua família novamente. Vinícius terá a ajuda de uma amiga de Valentina para se reaproximar da filha.

Para isso, ele faz uma viagem com Valentina e Vida para três países diferentes que foram lugares importantes para ele e Viviana. Durante os dias, eles vão conversando e discutindo, mas a partir dessa aproximação eles vão se entendendo e Vinícius tem uma chance real de dar outra guinada em sua vida e terá que decidir se dará mais importância a carreira ou as filhas. Será que eles se reaproximarão?. Os três precisam do carinho e do amor um do outro, mas não vai ser fácil reconquistar a confiança entre eles.

Como o livro é curto, a história é contada sem enrolação, o que eu gosto e me agradou. Alguns pontos não são tão aprofundados, mas supriu todas as minhas necessidades. A narrativa está em terceira pessoa e é muito fluida e gostosa de acompanhar. Os capítulos são bem curtos o que facilita a leitura. As páginas são amareladas e a diagramação está fofa com detalhes nos inícios de capítulo. A capa está muito linda e tem tudo a ver com a história. O final é lindo demais. Adorei!!!

12 comentários:

  1. Oi Joyce! Eu gosto muito dos livros do autor, mas este não foi o melhor que li, tive sérios problemas com este protagonista, seu arrependimento não me convenceu, contudo, a filha mais velha foi quem me prendeu no livro. É um livro bom, mas não o meu favorito do Gomyde.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida,
      Ainda não li os outros livros, mas tenho muita vontade.
      bjs

      Excluir
  2. Oi Joyce...
    Eu amei esse livro do Mauricio, por fugir do clichê romance de casal e abordar uma relação familiar... foi uma aposta dele, e gostei bastante do resultado... Também adoro a capa desse livro... Muito boa a resenha :D

    Beijos
    Lylu - Relíquias da Lylu
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ei Joyce,
    Já vi várias resenhas do livro, e sempre bem positivas!
    As vezes fico incomodada com livros com pouco detalhes, tenho a impressão que passa muito rápido, mas se vc disse que as informações que tem é o suficiente, acredito ue o livro deve ser fantástico mesmo!
    Bjoos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  4. Oie! Estou louca para ler esse livro, e os outros do autor também!
    Bjs, se puder comentar nesse post ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/09/vortex.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
  5. Oiee

    Já li esse livro e achei ele muito fofo mas acho que não é o melhor livro do autor apesar de ainda não ter lido nenhum outro dele, mas pelo tanto de elogio que eu ouvia eu esperava mais desse livro mas enfim é uma leitura leve e descompromissada mas nada muito profundo afinal que pessoa vai abandonar a esposa bem na hora que ela mais precisa e vai continuar sendo compreensiva com ele rsrs

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já com o livro aqui em casa para a leitura ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Se quiseres trocar cartas podes me adc no face :)
    bjs

    mundosecretodalulu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiii Jooy *___*
    Nossa eu acho tãão fofa a capa desse livro mas até então não sabia exatamente do que se tratava!
    Uhnnn tem cara de ser bem fofinho mas não sei me interessa não =//
    O Autor deles estava na Bienal né??
    Bjoos sua linda <33
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada do autor, achei muito interessante a história, pois sempre falamos de amor de mãe, esse é de pai :)
    Linda resenha
    bjus

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...