Resenha do livro: De Repente, Ana de Marina Carvalho

quarta-feira, 24 de setembro de 2014




                   Editora Novo Conceito
                   Literatura Nacional/Romance
                   Número de páginas: 320


Sinopse: Ana decidiu viver permanentemente na Krósvia, e tudo está às mil maravilhas. Além do namoro cada vez mais sério com Alexander, ela tem um emprego fixo na embaixada brasileira e dedica parte de seu tempo às meninas do Lar Irmã Celeste. Mesmo cumprindo tantos compromissos sociais como princesa, Ana nunca foi tão feliz. Porém, de uma hora para outra, tudo muda. Seu pai, o rei Andrej Markov, sofre um grave acidente e vai parar na UTI. Não resta alternativa: Ana vai ter que assumir o trono da Krósvia e governar a nação. Pouco – ou quase nada – familiarizada com a função, ela vai precisar de ajuda não só para reger o seu país, mas também para manter perto de si aqueles que ama. Muita gente está interessada no seu fracasso.


Ooooi gente :) 

Eu sou a Fernanda, ex-blogueira do extinto blog SuperBookaholic, e estou invadindo o espaço da Joyce hoje para trazer uma resenha pra vocês e matar a saudade de blogar. Como não poderia deixar de ser, a resenha vai ser de um chick-lit ;). De cara ,eu já peço desculpas porque eu escrevo demaaaaaais, se você chegar até o final, você é um guerreiro o/

“De Repente, Ana”, da autora Marina Carvalho, nos traz a continuação de “Simplesmente Ana”. Se você ainda não leu o primeiro livro, esta resenha terá spoilers. Então se você não curte saber de nada além da sinopse é melhor ir parando por aqui hehehe

Se você ainda está comigo, vou tentar resumir nesse parágrafo o que eu achei de Simplesmente Ana, só pra situar vocês, ok? Eu estava perambulando pela feira do livro aqui na minha cidade (Belém do Pará) quando a capa me chamou atenção, li a sinopse e me encantei! (Eu adoro livros que tenha princesas hehe, compro todos!!). A sinopse me lembrou o primeiro livro do Diário da Princesa da Meg Cabot, cuja série eu cresci acompanhando. Sim, há algumas semelhanças, a nossa protagonista, Ana Carina, assim como a Mia, descobre que é uma princesa de uma pequena monarquia européia, a Krósvia, e ela tem que enfrentar as mudanças radicais trazidas por esse novo título. Simplesmente Ana foi uma ótima surpresa! Acho que sempre conseguimos entender melhor as protagonistas nacionais, uma vez que a vida acadêmica é parecida com a nossa, as festas, barzinhos, gírias e expressões. Ufa! Ficou comprido, mas tá em um parágrafo só ;).

Eu amei o livro, foi uma das minhas melhores leituras do ano passado. Então quando fiquei sabendo do lançamento do segundo livro, ao contrário de muitas pessoas, eu fiquei apreensiva, eu sempre fico com medo de me decepcionar, é uma reação padrão minha quando eu fico super satisfeita com o final do primeiro livro. Sabe quando você adora um livro e o segundo acaba com o mundinho perfeito que ele era pra você? Dramas desnecessários e decepções com personagens, triângulos amorosos, traições, enfim! Resumindo, sim, eu estava com um pouquiiiinho de medo hehehe, não queria me decepcionar. Daí, a Joyce me mostrou o prólogo do livro, eu comecei a me animar e eu fico muito feliz em dizer que eu fiquei aliviada, pois o livro me prendeu. Eu gostei bastante da leitura, mas (dá pra sentir que tem um ‘mas’ né? hehehe) eu me incomodei com algumas coisinhas, vamos lá:

A trama se passa dois anos após o primeiro livro, Ana já se formou em direito, trabalha no consulado da Krósvia e desenvolve um lindo trabalho no orfanato Lar Irmã Celeste. Ahh, e claro, ela está namorando o Alex e eles estão super felizes. Durante uma das noites das férias românticas dos dois em Salvador, Ana tem um pesadelo com a morte do pai, Andrej. Alguns dias depois eles descobrem que o rei Andrej sofreu um acidente de helicóptero e está em coma no hospital. 

“ – Lyubit, você vai ter que ser forte. – Seus dedos secaram as lágrimas que desciam por minhas bochechas.– Fala... – sussurrei, sabendo que morreria depois.– O helicóptero que levava Andrej de volta para Perla... caiu.” Pág 29

Sabe as leis de Murphy? Tem uma que diz; “nada está tão ruim que não possa piorar” e olha! Vou te contar, dizer que a situação da Ana piorou é um grande eufemismo. Imagina só você recém-formada, nem completou 23 anos, tendo que assumir o trono de um país inteirinho? Foi o que aconteceu com a Ana, ela precisou assumir as funções do pai imediatamente e enfrentar um mundo de responsabilidades. Ela ficou sabendo que o clima político não estava nada bom na Krósvia, ela teve que lidar com a forte oposição do país e com os ataques dos jornalistas que adoram um bom barraco real. Tudo isso com a ajuda de Ivan, o acessor do rei e um almofadinha que não vai com a cara da Ana, e vice-versa. Claro que mesmo assim o Alex não deixa de ter ciúmes, né? 

Ahh o Alex! Como se as coisas não estivessem complicadas o bastante, a relação dos dois fica abalada. Sabe quem volta? A Laika, ou “Nome de cachorro” (que eu gosto mais hehe), é gente, ela volta, e volta me dando nos nervos! Uma das características que a Ana e o Alex compartilham é a teimosia, e dois anos de namoro não os deixaram menos cabeça-dura (ou cabeças-duras? Enfim! Vocês entenderam :p), a gente vai rir, se estressar, se frustrar bastante com esses dois, sem deixar de ser fã do casal.

O que me incomodou: Ao mesmo tempo em que a Ana é um poço de maturidade em alguns casos, ela faz com que eu queira arrancar os cabelos em outros, com atitudes inexplicáveis que a deixaram numa situação no mínimo complicada que é um spoiler hehe. Outra coisa que eu não gostei, e talvez eu esteja mal acostumada, o epílogo foi curtinho e o livro deixou umas pontinhas soltas pra mim. Confesso que eu estava prontinha pra reclamar quando eu descobri que tem um terceiro volume na série o/ e eu me aquietei xD.

Nesse livro nós temos capítulos narrados pelo Alex! Yay! Eu adorei, narrativas masculinas são difíceis de escrever e a Marina me convenceu. Eu pude ver o que ele estava pensando em alguns momentos do primeiro livro, acompanhar o desenrolar do segundo e rir bastante com os pensamentos de um homem ciumento :D. Outra novidade é o desenvolvimento dos personagens secundários, que eu amei, mais da Irina, da mãe da Ana, da Estela que é hilária e o meu querido Ivan :). Nem preciso falar que a escrita da Marina continua maravilhosa, recheada de humor irônico, romance e sim, ação! E mesmo sem saber o que esperar do terceiro livro, eu sei que posso confiar na autora para nos trazer as melhores aventuras da Króvia e do nosso casal real teimoso ^^.

Se você chegou até aqui: meus parabéns, muito obrigada por me aguentar e até a próxima ;).


Fernanda Ohashi




5 comentários:

  1. Oi, Fernanda!
    Amei sua resenha! Já li o livro e também adorei, a Marina tem um jeito tão agradável de escrever que a leitura passa em um piscar de olhos, eu devorei o livro. Também gostei muito dos capítulos narrados pelo Alex, adoro narrativas assim porque podemos conhecer melhor os personagens. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Ainda nao li nenhum livro da autora mas deve ser ótimo a história leve e agradável principalmente para sair de uma leitura mais pesada.

    Pretendo ler em breve os dois livros dela!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha! li o primeiro é agora tô no segundo livro e tô amando.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...