Resenha do livro: Cisne de Eleonor Hertzog

quarta-feira, 28 de agosto de 2013




                Editora Dracaena
                Literatura nacional/Infantojuvenil
                Número de páginas: 832


Sinopse: Ninguém sabe exatamente quais são os critérios de seleção da Escola Avançada de Champ-Bleux, mas não há como discutir sua eficácia. Seus exames de ingresso não erram nunca! Entre milhares de candidatos de todos os pontos da Terra, apenas duzentos e cinquenta são escolhidos a cada semestre. E, num mundo onde ser cientista é o maior status que alguém pode desejar, a Escola Avançada de Champ-Bleux forma aqueles que são disputados a peso de ouro. Doris e Henry Melbourne são cientistas formados por Champ-Bleux. Aparentemente, são biólogos marinhos. Aparentemente, suas vidas se centram no Cisne, barco de pesquisas onde moram com os filhos. E, também aparentemente, são terráqueos... Seus filhos acreditam em todas essas aparências – ao menos por enquanto. Seguindo os passos dos pais, os jovens Melbourne fizeram os exames de ingresso para Champ-Bleux. Enquanto, cheios de expectativa, aguardam os resultados para saber se ao menos um deles entrou na Escola Avançada, veem-se envolvidos numa questão diplomática entre Terra e Tarilian, o único outro mundo habitado que os terráqueos conhecem. Inesperadamente, o futuro das relações entre os dois mundos vai ser decidido em um barco no meio do oceano! Mal sabem eles que isso é apenas o começo... Logo precisarão decidir pela Terra inteira!

Finalmente terminei a leitura de Cisne e demorei um pouco mais do que costumo por causa de suas 832 páginas. Sim, ele é bem grande, mas a história é bem interessante, original e compensa a leitura. A história é sobre a família Melbourne que tem como integrantes: Henry e Doris, os pais e Ted e Teo que são gêmeos com 16 anos; Tim e Tom que também são gêmeos com 15 anos; Pam com 14 anos; Lis com 13 anos; Bobby com 8 anos e Peggy com 14 anos que foi adotada. Todos eles moram num veleiro solar de pesquisa chamado Cisne, já que Henry e Doris são biólogos marinhos e os filhos são a tripulação.

Todo ano eles param na cidade de Porto Alto e são muito bem recebidos, mas esse ano será diferente porque estão na expectativa de saber o resultado dos exames da Escola Avançada de Champ-Bleux, a melhor escola que forma cientistas da Terra onde estudaram Doris e Henry. Dos milhares de inscritos, somente 250 são escolhidos a cada semestre e só podem participar jovens de 13 a 18 anos. Todos os seis passam, menos Bobby, para espanto da família. Na cidade conhecem Jean, um garoto de 17 anos que é um repórter novato e tem a missão de fazer uma reportagem com a foca dourada que os Melbourne levarão para seu habitat natural.

Jean embarca como repórter terráqueo com os Melbourne nessa viagem e descobre muitos detalhes da vida da família. A Terra não é a única no espaço e o outro mundo habitado que conhecem é Tarilian que tem uma grande potência científica. Terra e Tarilian possuem muitos atritos e depois que o intercâmbio científico entre os dois mundos fica abalado, os Melbourne precisam conviver com dois estagiários e um repórter tariliano a bordo no Cisne para evitar algo pior, o que não não é tão simples assim, já que Giles, o repórter é insuportável e distorce tudo o que acontece no veleiro e Jean, sempre escreve com imparcialidade, o que não é considerado com bons olhos na Terra.

"Jean assobiou, admirado. Era o maior veleiro solar que já tinha visto! Começou a filmar bem quando as velas solares pararam de piscar, tornando todo o veleiro um só esplendor branco-prata que refletia o azul do céu." pág 31

Todos os irmãos são ótimos. Eu adorei Tim que é o mais engraçado e agitado, mas tem uma mente fantástica e Peggy que é super determinada e tem um passado bem importante. A família Melbourne é super unida e é muito legal acompanhar suas aventuras durante o livro, já que ela não é terráquea, mas os filhos não sabem. Durante a leitura também acompanhamos vários outros jovens que também vão para Champ-Bleux e que conviverão com os Melbourne. Adorei Anton e Michele, dei muitas risadas com eles.

O livro dá uma introdução por esse mundo a parte que pode ser considerado uma ficção científica que conta com outras regiões na galáxia, com os Atlantes e com elos e habilidades mentais entre outros. Cisne nos apresenta todas essas personagens e esse mundo bem diferente criado pela autora e que me agradou bastante. A narrativa está em terceira pessoa, mas apresenta bastante diálogos, deixando o livro mais dinâmico. As folhas são amareladas e a diagramação é simples. O ponto negativo da capa é que não possui orelhas e o desenho dá uma impressão de livro bem infantil, o que não é.

Dei 4 estrelas porque mesmo tendo muitas páginas, faltou mais ação e não tem cenas em Champ-Bleux, já que é a introdução da série. O próximo livro Linhagens será lançado na Bienal e estou curiosa para saber a continuação da história. Para quem curte livros infantojuvenis gostará bastante de Cisne, só tem que se preparar para seu tamanho.





41 comentários:

  1. O livro parece ser interessante, mas desanimei no 823 páginas

    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  2. Oi Joyce! Sempre vejo muitos elogios sobre este livro, pelo visto é bem legal, mas no momento não tenho como pegar para ler, quem sabe nas férias. Acho que é o maior infanto juvenil que já vi.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Mas nossa, não sabia que esse livro é tão grande assim! :o
    Sempre vejo ótimos comentários sobre e sempre tive uma certa curiosidade, gostei da resenha, mas como estou cheia de livros para ler na estante, acho difícil pegar para ler um com tantas páginas assim... A história parece ser ótima, mas essa capa é muito fraca :(

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  4. Fala sério que o livro é assim absurdamente gigante? E tem história para tudo isso? Minha nossa.. geralmente os primeiros volumes pecam na falta de ação, né.. uma pena.. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirelle,
      Tem história sim.
      Verdade, sempre falta ação.
      bjs

      Excluir
  5. Essa série parece ser boa
    Mas não imaginava que era grande Oo'

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    li esse livro faz pouco tempo em BT e achei bem fofo, tirando ser enorme e difícil de carregar.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Ele é fofo sim. Também achei bem difícil de carregar.
      bjs

      Excluir
  7. Nossa parabéns pela resenha, li ele é mesmo um livro super grande. kkkkkkk

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiee tudo bem?

    só vejo elogios quanto a esse livro. Claro que o tamanho assusta um pouco, mas pra quem leu Guerra dos Tronos versão pocket que tinha 1200 páginas, 800 é mole huahuahuahua. To querendo prestigiar a Eleonor no lançamento de Linhagens =D
    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Joice, olha eu aqui outra vez!
    Pois bem, que livro enorme... quando vi a capa logo pensei em minha filha, mas ela ainda não tem o hábito da leitura sabe, ( não puxou a mãe), então vou ver um livro para ela mais curtinho.. Mas eu já me interesse. parece ser bem legal e descontraído.
    Bom desculpe minha falta de atenção, mas dá última vez que estive aqui, esqueci de seguir, curtir...hj porém já tudo curtido blz?
    Bjs pra vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane,
      Dê um livro menor para ela, se não vai assustá-la. Creio que você iria gostar.
      Obrigada
      bjs

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce
      Adoro este tipo de livro
      Quando comecei a ler a resenha, na parte que fala da escola, eu já logo pensei em HP, mas me interessei pelos tarilianos e pelo que pude perceber a obra é bastante original.
      -> Respondi a sua tag, e achei muito legal!

      xoxo

      Excluir
    2. Oi Belle,
      É original mesmo.
      Obrigada
      bjs

      Excluir
  11. Oi Joyce..
    Nossa mais de 800 páginas, sempre vejo este livro pelos blogs, mas nem imaginava que eram tantas páginas.
    Mas gosto de livros longos também.
    Todos dizem que é interessante mesmo a história, eu fico bem curiosa.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Joyce realmente o livro é enorme, mas tenho lido resenhas como a sua que indicam que vale a pena a leitura.
    Quero investir, assim que voltar a trabalhar ($), mas enfim concordo sobre a capa!!!
    Ótima noticia o segundo da série já ter data para lançamento pq é chato ler um livro bom e ficar esperando indeterminadamente pela sequencia (geralmente acontece isso com os nacionais, o que é uma pena).
    Parabéns pela leitura e resenha \o/

    Valeu pelo apoio (comentários) lá no Leituras, vida e paixões!!!
    Bjos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Vale a pena sim!
      Ainda bem que já lançou a continuação, também não gosto de ficar esperando :(
      Obrigada
      bjs

      Excluir
  13. Oi Joyce,

    Vejo inúmeras resenhas desse livro mas não sinto muita vontade de ler. O número de páginas me assusta um pouco, porque sei que vou demorar bastante pra finalizar a leitura, e a história também não me agrada. Em relação à capa, achei muito fraca :(

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. oi Joyce, gostei da resenha, sempre vejo falar muito bem do livro.
    mas não sabia que ele era tãaaao grande assim, rs. 830 páginas são muitas páginas. Talvez os próximos tenham mais ação
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa, mtooo grande auhsuahsuas
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. É um livro gigante, mas com bom conteúdo. rs
    Eu me assustei quando ele chegou em casa imagina quanto de correio essa autora deve gastar. kkk


    Clicando Livros, Beijos *-*
    @clicandolivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú,
      É ótimo o conteúdo.
      Deve gastar uma fortuna kkk
      bjs

      Excluir
  17. Nooooossa, com esse título eu nunca sequer cheguei a imaginar o conteúdo do livro e confesso que acabei de ficar assustada por saber que ainda tem uma continuação! haha parece ser um livro interessante, mas não sei se leria, a sua resenha está ótima como sempre! beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda,
      Verdade, o título é sugestivo.
      Tem continuação sim kkk
      A autora tem muita criatividade.
      Obrigada!
      bjs

      Excluir
  18. Que livro gigante rsrs Já faz um tempo que tenho curiosidade de lê-lo, espero poder fazer isso em breve rs
    Adorei sua resenha ;)

    Beijos! ♥
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Só digo uma coisa: se prepare para Linhagens. O que não tinha de ação em Cisne, ficou tudo em Linhagens <3 Muito bom HAHA
    Já estou mega ansiosa pelo terceiro volume n.n

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Joyce,
    Tbm li e fiz resenha desse. Curti bastante, mas realmente faltou um pouco de ação, acho que terá no proximo livro, q alias, estou mega curiosa para ler.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle,
      Deve ter mais sim. Também estou curiosa para ler.
      bjs

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...