Resenha do livro: Ser Clara de Janaina Rico

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013




                     Editora Underworld
                     Literatura Nacional / Chick Lit
                     Número de páginas: 285


Sinopse: Clara é uma jovem brasiliense, de 27 anos, que está envolvida com os preparativos do casamento de sua melhor amiga, Laura. Durante a festa conhece um médico rico e famoso, o homem dos sonhos de qualquer mulher. Porém, acaba se envolvendo com um colega de adolescência. Mal sabe ela os obstáculos que viverá pela frente, tais como uma sogra desesperada e até mesmo tentativas de assassinato, até que consiga decidir o que quer da vida. Trata-se de um livro de linguagem simples e atual, que descreve o cotidiano, os sonhos e as aventuras de uma mulher vivendo entre a realização de uma vida independente e o desejo de conhecer e viver um grande amor. Clara, Laura, João Thomas, Léo são personagens que encontramos em nosso dia a dia, no trabalho, nos bares, nas festas. Um passeio pelos desejos e sonhos do imaginário feminino.



Tive a oportunidade de ler esse livro através do Booktour do Selo Brasileiro.

Ser Clara é o primeiro livro que leio da Janaina e me surpreendi positivamente porque tem toques de humor (dei muitas risadas com Clara), erotismo (não é nada tão explícito), drama (em relação aos sentimentos tão ambíguos da personagem) e suspense (enfatizado muito no final, dei o toque certo no livro).

A história é sobre Clara, uma mulher de 27 anos, professora de português, que tem a auto-estima lá em cima, se achando a mulher mais linda e gostosa do planeta e é muito bem resolvida sexualmente. Ela tem Laura como melhor amiga e é com o casamento da amiga com Pedro, o cafajeste, que a vida de Clara passa a mudar drasticamente porque conhece o homem que mudará sua vida, João Thomas.

Clara se envolve com João Thomas ao mesmo tempo que reencontre seus antigos colegas de colégio, incluindo Vitinho e Léo, que sempre foi apaixonado por ela. Clara fica dividida entre João Thomas, o médico maravilhoso e rico e Léo, o feinho e pobre mas que mexia com ela.

"Fui me arrumar. Geralmente iria para a casa de minha mãe vestindo um trapo velho qualquer, mas hoje, como o Léo estava lá, eu não poderia estragar minha reputação."

No começo, achei João Thomas muito esquisito e estava torcendo pelo Léo mas no decorrer da narrativa, mudei de opinião. Claro que não vou falar com quem Clara fica no final mas achei super certo, pois me deixou super curiosa pela continuação, que vai ser publicada em breve.

Também nos é apresentada a mãe de João Thomas,  Natália, que inferniza a vida de Clara; Débora, a ex-mulher de João; e Chico, amigo de Clara.

Clara apresenta seus dramas, seus sentimentos e suas aventuras no decorrer do livro e mostra que sempre é possível buscar a felicidade e que a melhor decisão do que será melhor para nossa vida, somente cada um poderá dizer.

Clara sofre vários atentados e o desfecho de quem é essa pessoa é bem eletrizante, adorei, não conseguia parar de ler. No final, fiquei com gostinho de quero mais.

A capa é bastante controversa, uns amam e outros odeiam, eu fiquei no meio termo, achei-a bem criativa. A diagramação é elaborada com páginas amareladas e faixas decorativas na parte superior e inferior.

Recomendo para quem gosta de chick lit, pois vai se deliciar com as aventuras e rir muito de Clara e esperar ansiosamente a continuação, como eu estou.  


21 comentários:

  1. Nossa eu acho a capa desse livro horrível e pensei que era um livro de puro erotismo kkkkk , as aparências enganam , nossa depois da sua resenha fiquei realmente interessado nesse livro ! Beijos .

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha, Flor!!
    Já li o livro e achei um pouco bom e um pouco ruim..rsrsr..

    Fazer o que né é sempre, assim..

    beijokas!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler esse livro.
    Gostei muito da resenha.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto esse livro
    Mas nunca parei para saber do que se tratava
    E parece ser bom
    Estou seguindo

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eleja o Britânico mais bonito. Os votos basta comentar o nome do seu candidato favorito. Já temos as opções!!! SEU VOTO É IMPORTANTE
    http://coffeinlondonuk.blogspot.com.br/2013/01/na-sua-opiniao-qual-e-o-homem-britanico.html

    ResponderExcluir
  6. Oi Joyce! eu concordo com o Gabriel aí em cima, eu achei que era um livro de puro erotismo por causa da capa! a capa não vende o que a sinopse promete! Por isso não me interessei pelo livro quando o vi, mas depois li uma resenha e vi que não era bem o que eu pensava e agora com a tua resenha, estou confirmando que é sim um chick-lit!! \o/ eeeeeee
    Adorei a resenha e os quotes!
    Beijos, Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,
      A capa é um item super importante para nós leitores, né.
      O livro é um chick lit :)
      Obrigada
      bjs

      Excluir
  7. Não conhecia esse livro!
    Adorei a resnha!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha ficou realmente otima! Gosto muito de chick-lits e esse me pareceu legal.
    Nao gostei muito da capa...
    Beijos,

    Leticia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser nota 10. Sempre leio algo sobre ele nos blogs. Um dia, vou comprar para ver se aprovo também. rsrs
    Parabéns pela resenha Joyce. Como sempre, excelente!

    Beijos =*
    http://leituraecrecimento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Bem legal esse livro. Eu adorei a capa
    Fiquei interessado em ler

    E como sempre mandou muito bem na resenha

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. estou louuuca para ler este livro! sempre vejo resenhas positivas!
    parabéns pela resenha!

    http://diariodeumasonhadora2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...