Resenha do livro: Magia do Amuleto de Cristina Brandão e Márcia Figueiredo

domingo, 20 de janeiro de 2013

                                                                   


                      Literatura nacional
                      Número de páginas: 208




Sinopse: Na Amazônia no séc. XVII, uma aldeia constituída por mulheres é invadida por conquistadores espanhóis.
Aprisionados, eles vêem seu destino entrelaçado ao das guerreiras. Com a liberdade, seus antigos valores serão questionados, e suas vidas sofrerão uma profunda mudança. O tempo passará... Batalhas serão travadas, a morte se espalhará, culturas desaparecerão. Mas o caminho da devastação perderá o sentido para quem se deixar envolver pela Magia do Amuleto.


Desde que eu li a sinopse, eu fiquei super curiosa para ler o livro porque trata de uma história sobre a colonização brasileira focada nas amazonas. Na história, elas são as guerreiras lendárias que vivem em uma aldeia repleta de magia na Amazônia.

Bastou eu saber disso para me apaixonar pelo livro e minhas expectativas foram superadas na leitura porque a narrativa nos transporta para o século XVII, onde o Brasil estava sendo desbravado pelos colonizadores em busca de riquezas com a máxima crueldade contra os indígenas. Isso é revoltante, gente!

A história é sobre Rodrigo de León, capitão espanhol com a missão de ratificação do domínio do território para a Coroa Ibérica Unificada e que fica sabendo através de seu amigo também capitão, Hugo de Mendonza que entrou em combate com elas, da existência das amazonas (mulheres altivas, lindas e guerreiras) e de suas riquezas dentro da aldeia em Anavilhanas.


-Talvez esta linda paisagem esconda algum metal precioso... Homens, vamos descer!Na verdade, o que o capitão sequer imaginava era que a linda paisagem escondia algo mais, além dos metais preciosos: camuflava as guerreiras que dariam a vida para defender aquela terra.

Eles partem em missão para Anavilhanas mas sofrem um acidente no rio e são socorridos pelas guerreiras. Rodrigo é salvo por Yana, futura sacerdotisa e ambos sentem uma ligação muito forte desde o primeiro momento. Ela carrega um colar com pingente de lua e Rodrigo um pingente de sol, que no decorrer da história será a peça central do amor entre eles e dará o toque mágico no livro.

Todo o grupo de Rodrigo permanece na aldeia para o ritual de fertilidade e daí começam as dificuldades para o casal, onde passarão por muitas provações, pois é um amor proibido porque na aldeia só moram mulheres para a perpetuação da magia do lugar e Yana será a próxima sacerdotisa, que deverá evitar o amor só carnal para que sua magia não diminua.

Eu gostei muito de Yana porque é uma mulher forte, que tem uma ligação muito especial com sua família e que coloca o bem de todos na frente da sua própria felicidade. Rodrigo é descrito como um homem belo e sedutor no qual mulheres se jogam aos seus pés. A sua origem também é revelada no decorrer da história.

No decorrer da narrativa nos é apresentado rituais das guerreiras e cenas de batalhas para a defesa do território brasileiro. Achei fantástico o modo que as autoras criaram essa história de amor. Também existe Rudá, índio que Yana estava prometida e Anauá, sua prima invejosa que atentam contra esse amor e por suas vidas.

Fiquei emocionada e arrepiada com o final, não poderia ter tido melhor conclusão. A diagramação está bem bonita com páginas amareladas e apesar da capa estar simples, ficou bem pertinente a obra.


Recomendo a todos que querem ler um livro que tratam da história e lendas do Brasil de uma forma envolvente e mágica. Eu amei!!!! 




Lembrando que terá sorteio de um exemplar em breve!!!
Participem.

14 comentários:

  1. Nossa parece ser uma ótima leitura, eu gosto muito de histórias e lendas!
    E ainda emocionante , envolvente, eletrizante que é como senti pela resenha, vou arrumar um jeito de ler!
    Bjs
    http://mundoliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia,
      Se você gosta de lendas e história, vai amar esse livro.
      Eu super recomendo!!!
      bjs

      Excluir
  2. Acho que é muito importante ler e conhecer mais a fundo as coisas sobre a nossa cultura, e isso foi o que mais me chamou atenção ai no livro! Fiquei curiosa, e vou participar da promoção *--*

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais,
      É verdade, é super importante conhecemos a história e lendas de nosso país.
      Participe sim :-)
      Bjs

      Excluir
  3. Esse livro me lembrou a parte das Caçadoras do livro da saga de Percy Jackson.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thami,
      Realmente, agora que você falou me lembrou também :)
      Eu adoro Percy Jackson.
      bjs

      Excluir
  4. HUUm DEIXOU COM CURIOSIDADE SOBRE ESTE ROMANCE,GOSTEI DO ENREDO..

    SUCESSO!BJ!

    WWW.diariodeumasonhadroa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Conhecer mais sobre a nossa própria cultura é um grande ponto para dar vontade de ler esse livro. E a resenha ajudou muito.

    Gislaine Alves
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito
    {ah, eu tô seguindo. Se quiser retribuir ficarei muito agradecida :D}

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas já gostei muito. Aborda uma história muito interessante a ainda traz a cultura brasileira estampada. Show!

    Lucas / Era uma vez...

    ResponderExcluir
  7. Os nacionais estão com tudo hein?
    Adorei conhecer
    Ótima resenha
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rizia,
      É verdade, os nacionais estão com tudo!
      Obrigada
      Bjs

      Excluir
  8. Olá, Joyce!!!
    Muito boa sua resenha, você capturou o espírito do romance!!!! É muito gratificante saber que alguém como você recomenda o livro!!! Mil beijos, Joyce!!!! (o segundo está a caminho...)
    E meninas, se depois do sorteio as não contempladas se interessarem, nós mantivemos o preço da promoção de Natal, e o livro está por R$15,00, ok? Visitem nosso blog e facebook!!!
    Bjs a todas!!!!
    Márcia

    ResponderExcluir
  9. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...