Dica da Semana 1: Labirinto de Kate Mosse

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Olá pessoal,

Depois da mudança do layout e das sugestões de alguns leitores criei várias colunas novas. Hoje apresento a vocês a coluna Dica da Semana onde toda semana mostrarei livros que eu adorei e que não possuem resenhas ainda no blog.
Espero que gostem!!!!



A primeira dica é o livro "Labirinto" de Kate Mosse. Eu li esse livro em 2007 emprestado de uma amiga (depois ela me emprestou mais dois: Atlantis e A Conspiração do Graal).

De tanto que eu amei o livro eu escrevi a mão o resumo de cada capítulo e tenho guardado até hoje.

Em 2009, eu achei o livro novo em um sebo por R$ 18,00 e comprei na hora porque o preço dele normal é salgado, porém já existe a edição de bolso que é acessível.


Sinopse:
Uma história de coragem, destino e traição na França contemporânea e medieval
 Em Julho de 1209: na cidade francesa de Carcassonne, uma moça de 17 anos recebe do pai um misterioso livro, que ele diz conter o segredo do verdadeiro Graal. Embora Alaïs não consiga entender as estranhas palavras e símbolos escondidos naquelas páginas, sabe que seu destino é proteger o livro. Serão necessários enormes sacrifícios e uma fé inabalável para preservar o segredo do labirinto - um segredo que remonta a milhares de anos e aos desertos do antigo Egito.
Julho de 2005: durante uma escavação arqueológica nas montanhas ao redor de Carcassonne, Alice Tanner descobre dois esqueletos. Dentro da tumba escondida  na qual repousavam os antigos ossos, experimenta uma sensação de malignidade impressionante, e percebe que, por mais impossível que pareça, de alguma forma, ela é capaz de entender as misteriosas palavras ancestrais gravadas nas pedras. Porém, é tarde demais - Alice acaba de desencadear uma aterrorizante seqüência de acontecimentos incontroláveis, e agora seu destino está irremediavelmente ligado à sorte dos cátaros, oitocentos anos atrás.

O livro Labirinto faz parte da Trilogia Languedoc. O segundo já foi publicado no Brasil como Sepulcro (ainda não li) e o terceiro é Citadel (não publicado).


O que me atraiu no livro:

1º) A história começar numa escavação arqueológica já que Alice é voluntária e como alguns já sabem eu quero ser arqueóloga (estou mexendo meus pauzinhos para isso!); 

2º) por tratar de história, especificamente dos cátaros, que quem não sabe era uma seita de cristãos de Languedoc na França e que o Papa Inocêncio III realizou uma cruzada na região significando o fim da independência do sul e a destruição de muitas de suas tradições, ideias e modos de vida.

3º) Por ter uma história sobre o Santo Graal.

4º) Por ter  na história dois cenários: um da França medieval e da França contemporânea.

5º) Por ter expressões occitanas.



O livro teve uma pesquisa histórica super extensa e eu achei fantástica a história porque percorre a França medieval e a atual encaixando todos os acontecimentos de presente e do passado.

O leitor viaja para dentro da história e vive essa emocionante e mágica aventura com os personagens.

Para quem gosta de história, o livro é uma ótima forma de conhecer melhor o período medieval com uma pontada de fantasia e viver uma instigante aventura.



Curiosidade:

Labirinto de Kate Mosse foi um best-seller do New York Times e um sucesso popular e crítico em escala internacional. Ele ganhou a categoria de melhor leitura no Prêmio British Book 2006, foi # 1 paperback no Reino Unido por seis meses - vendendo cerca de dois milhões de cópias - e foi o maior título de venda de 2006. Em 2007, ele foi nomeado como um dos 25 melhores livros dos últimos 25 anos pela venda de livros cadeia Waterstone. Ele também atingiu as paradas dos mais vendidos em vários países em todo o mundo, incluindo os Estados Unidos, Alemanha, Itália, França, Holanda, Noruega, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Direitos de tradução para Labirinto foram vendidos em 38 idiomas, incluindo japonês, chinês e hebraico.




Quem já leu o livro, o que achou?

Até a próxima dica da semana.
Beijos


25 comentários:

  1. Muito legal essa de mostrar livros desse modo.
    Gostei mesmo!
    E o livro parece ser bem interessante!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Demais a maneira como você apresentou o livro!
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas não sabia exatamente sobre o que se tratava a trama, agora depois de ler o seu post, fiquei muito curiosa para ler *-*
    Valeu pela dica ;)

    ps: vim retribuir e agradecer a visitinha que vc fez lá no Escuta Essa. Super obrigada ;)
    Adorei o seu cantinho e estou te seguindo ;)
    Se vc puder seguir o meu também, vou adorar ;)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  3. Oi Joyce! Eu quero muito este livro, mas é bem caro mesmo. Sepulcro eu consegui por 9,90 em uma promoção, agora vou tentar encontrar este.Gostei muito da dica.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida!
      Não acredito que você comprou Sepulcro por 9,90. Eu quero!!!!!
      Obrigada
      bjs

      Excluir
  4. Nossa, quero muito ler esse livro.
    Seguindo o blog, beijão!
    Gi, http://ggsampaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Joyce, gostei muita da coluna e da dica! Gosto de ver livro "novos".
    Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gosto de livros de época, e esse acontece na França e ainda é na "época" medieval, já me interessei. Porque eu já imagino as casas, as vestimentas, as ruas e tudo daquela época. Gosto de livros assim, em que eu viajo no meu próprio pensamento.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thami,
      Também adoro livros de época, sou fascinada!!!
      Esse livro é muito bom :)
      bjs

      Excluir
  7. Que legal, a nova coluna. Ah e concordo com tudo o que você falou. Labirinto é sensacional. Quero ler Sepulcro em breve!

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas,
      Que bom que gostou da coluna :)
      Labirinto é maravilhoso mesmo e também quero ler Sepulcro em breve.
      bjs

      Excluir
  8. Já ouvi falar do livro, mas não gostei muito da histório.
    Não foi algo que me convenceu.
    Mas espero ver sua resenha, quem sabe mudo de opinião.
    hehehe...

    Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Markos,
      Quando eu fizer a resenha te mostro rs.
      Quem sabe você muda de opinião :)
      bjs

      Excluir
  9. Oi Joyce, sou Reinaldo, de Indaiatuba, próximo a Campinas.
    Em 30/03, deste ano, um amigo emprestou-me esse livro. Em 12 dias devorei e me encantei com o livro. Semanas antes, havia lido o livro "Os Cátaros e a heresia católica", do historiador Hermínio C. Miranda. Esse livro fala do ataque da Cruzada Albigense e da "Santa" Inquisição aos Cátaros e à seita, aniquilando-os.
    Quando vi em seu blog que havia feito um resumido à mão desse livro, fiquei até emocionado, pois exatamente nesse momento estou digitando esse resumo para "ter" o livro em minha pasta.
    Em setembro de 2012, tive a oportunidade de conhecer a cidade e o Castelo de Carcassone, onde essas histórias ocorreram, na realidade.
    foi muito legal. Passear por lá e depois ler 2 obras sobre aquela região e sua história.

    Um abraço
    Reinaldo
    rgreinaldogarcia@yahoo.com.br
    rgreinaldogarcia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu li o livro Sepulcro antes de saber do Labirinto,é realmente muito bom mesmo,apesar de ser fã declarado do King devo dizer que a Kate manda muito bem,você se envolve na trama,vê os lugares,os olhares,como se visse toda a cena circulando atras de cada personagem naquelas salas aconchegantes cheias de cortinas de veludo azul ,iluminadas por velas e tal.

    eu recomendo!

    Wagner

    ResponderExcluir
  11. Oi Joyce, adorei a sua crítica!:-)Li Labirinto em 2011 e fiquei degustando o livro por três meses.O por que disso? A razão é que através desse livro me interessei a pesquisar sobre Cátaros e o catarismo a tal ponto de ter três livros que falam sobre o assunto."Os Cátaros e o Catarismo","Hereges de Deus" e "Deus reconhecerá os seus", além de um álbum-guia da região de Aude, pays cathare.
    Já assistiu a adaptação do romance Labirinto em minissérie? É ótima, muito bem adaptada.
    Como professor de língua francesa me sinto obrigado de contar a história do sul da França para meus alunos, pois o Languedoc é importantíssimo para compreender a formação do território francês.

    Alexandre ANTONIO

    ResponderExcluir
  12. Ah uma boa dica...no Sebo do Messias o livro Labirinto está a venda por R$20,00

    ResponderExcluir
  13. cara, é um dos melhores livros que já li na minha vida realmente bom!

    ResponderExcluir
  14. Eu já li o livro tb , um belíssimo livro , cheio de amor , traição , romance e etc. Tb quero ser arqueologa , história é algo q me deixa fascinada , apaixonada.

    ResponderExcluir
  15. Oi Joyce õ/
    Cara, juro que não tenho o que falar da sua resenha. Quer fazer o favor de sair da minha cabeça quando falar dos livros da Kate? hahaha
    Tá tudo perfeito. Ninguém falaria melhor.
    Me apaixonei pelas obras dela a partir de Labirinto. Li Sepulcro há uns meses, e estou totalmente triste por não ter previsão de lançamento de Citadel aqui no Brasil ainda.
    Enfim, vi que no começo da resenha, você comentou que tem os resumos de cada capítulo... seria muito estranho pedir que você me enviasse esses resumos??
    Entenda, já tem um certo tempo que eu li Labirinto, e queria muito mesmo reler - por motivos óbvios-, mas sou vestibulanda, e não disponho de todo o tempo que gostaria, pra relê-lo. Basicamente, é isso.
    Ficaria eternamente grata por isso.

    Parabéns pelo blog! adorei, simples assim.
    BjoBjo

    Jéssica Alana

    ResponderExcluir
  16. Otimo livro, empolgante, muito detalhado, porém de difícil interpretação

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente, não li o livro, só vi a mini-série e devo dizer, que fiquei completamente arrebatada! Sem dúvida, uma excelente história :)
    Mas, agora, depois de ler a tua fantástica opinião, vou baixar a trilogia toda e pôr mãos à obra! :D
    A coisa é que até agora só encontrei o primeiro... (aqui, para quem estiver interessado: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Labirinto)

    Mas não sei onde encontrar os outros! Help?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...