Resenha do livro: Análise e produção de textos de Leonor Werneck Santos et. al.

segunda-feira, 14 de maio de 2018


           Editora Contexto
         Produção de textos/Estudo e ensino/Língua Portuguesa
         Número de páginas: 190


“Ensinar os estudantes a dominar as três práticas de linguagem - leitura, produção textual e análise linguística - é uma das missões mais importantes do professor de ensino fundamental. Este livro surge como um precioso aliado nessa tarefa. Assim, alguns gêneros próximos aos alunos foram escolhidos para que sejam explorados objetivos, características linguísticas e formais, intencionalidades e funções sociais. Os capítulos trazem atividades que partem do conhecimento de mundo dos alunos, passam pela análise detalhada dos diferentes aspectos dos textos até chegar à escrita. Dessa forma, os estudantes colocam em prática os conhecimentos adquirido.”


Carta na manga. Livro chave. Grata surpresa. Meu salvador. Quaisquer dessas definições cabem muito bem para esse livro. Essa é uma daquelas obras que todo professor de Língua Portuguesa deve ter sempre consigo.

O livro trata sobre o tema que norteia toda e qualquer aula de português: os gêneros textuais. São eles que devem organizar o trabalho com a língua, pois servem de pretexto para toda e qualquer análise que venha a ser feita. Porém, isso nem sempre é tarefa fácil. Contextualizar uma sequência de aulas com base em um gênero exige muito esforço, tempo e disposição do professor. E, cá entre nós, nem sempre conseguimos encontrar forças para tal tarefa.
 
“Sabemos, no entanto, que nem sempre é fácil para o educador planejar e operacionalizar atividades que, de fato, desenvolvam as habilidades e os conhecimentos linguísticos dos seus alunos. Daí a importância deste livro, produzido para auxiliar o professor.” (pág. 14)

Em “Análise e produção de textos”, os autores nos auxiliam – e muito – nessa árdua tarefa. Após uma breve reflexão teórica sobre os gêneros textuais, sua finalidade como meio de expressão e interação social e a abordagem dada a eles na legislação educacional brasileira, os escritores apresentam capítulos super práticos, com ótimas dicas de tarefas para se trabalhar as três práticas de linguagem essenciais aos estudantes: leitura, análise linguística e produção textual (oral e escrita).

Os gêneros abordados são variados, tais como contos, histórias em quadrinhos, receitas, anúncios, resenhas, notícias, editoriais, charges, entrevistas, cartas, artigos de opinião, entre outros. Todos os capítulos apresentam um “texto exemplo” do gênero em estudo (repertório excelente, de verdade!) e atividades que incluam os processos pré e pós textuais, bem como atividades de leitura, interpretação e análise linguística. Muitos desses exercícios podem ser repassados diretamente aos alunos. Além disso, os autores dão dicas e instruções valiosas para o professor, incitando, inclusive, este a buscar mais sobre o assunto. Para completar, todos os exercícios têm possíveis gabaritos, que estão disponíveis no site da Editora Contexto.

Se você é professor de Língua Portuguesa, iniciante ou experiente, conheça essa obra e teste as propostas apresentadas, pois tenho certeza de que os seus alunos terão bons resultados. Se você é estudante de Letras e precisa de apoio para a produção de material didático (sim, eu vos entendo rsrs), nesse livro vocês encontrarão uma fonte riquíssima de ideias. E se você é aluno – seja do ensino fundamental, médio, superior, concurseiro ou da vida –, o livro pode ser uma oportunidade de treinar seu domínio sobre gêneros textuais e demais aspectos da nossa bela Língua Portuguesa.

Esse é um daqueles livros que podemos categorizar como investimento. Super recomendo!

Gabriele Sachinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...