Resenha do livro: Réquiem para um assassino de Paulo Levy

terça-feira, 1 de outubro de 2013




                Editora Bússola
                Literatura nacional/Policial
                Número de páginas: 224


Sinopse: Parecia uma manhã como outra qualquer na pequena Palmyra, uma cidade histórica no litoral do Rio de Janeiro. A caminho do trabalho, o delegado Joaquim Dornelas se espanta com um movimento incomum nas ruas. Diante da Igreja de Santa Teresa e da Antiga Cadeia, no Centro Histórico, uma multidão observa o corpo de um homem atolado na lama seca do canal. Ninguém sabe como o corpo foi parar lá. Não há sinais de arrasto, marcas de barco, violência, ferimentos, nada. Apenas um band-aid na dobra interna do braço esquerdo. Abandonado pela mulher e longe dos filhos, o delegado Dornelas, um tipo humano, amante de cachaça e de mingau de farinha láctea, se envolve de corpo e alma no caso em busca de salvação. Sem aviso, a irmã do morto e um vereador poderoso aparecem para dar informações importantes sobre o que se tornaria um caso de dimensões bem maiores do que Dornelas poderia imaginar. Aos poucos se revela uma complexa teia de interesses envolvendo a política, o tráfico de drogas, a prostituição e a comunidade local de pescadores. A intuição aguçada, a cultura e o conhecimento das forças que movem a natureza humana permitem ao delegado Joaquim Dornelas se mover habilmente pelo emaranhado de fatos e versões que a trama apresenta. O que a princípio seria mais uma investigação na sua carreira, se torna para o delegado uma jornada de transformação pessoal.


Tudo começa com um corpo achado na lama seca de um canal e devido a exposição da mídia sobre o caso, ele tem uma grande repercussão. O delegado Dornelas estava passando no local e para não deixar o corpo sujeito a variação da água, retira-o na frente de todos para preservar as evidências e é o encarregado de descobrir o assassino desde crime misterioso. O caso fica conhecido como "o crime do mangue".

O delegado Dornelas é um homem recém-separado que ainda sofre com a distância dos filhos e depois de 15 anos casado foi obrigado a escolher entre sua profissão e a família. Ele continua morando em Palmyra onde acontece o enredo do livro e seus filhos moram no Rio de Janeiro. Na delegacia, Dornelas tem a ajuda de Solano e de outros subordinados e se deparam com pessoas poderosas ao longo da investigação como o Nildo Borges, vereador e dono de uma empresa familiar Peixe Dourado e Wilson Borges, irmão de Nildo. Além de Maria das Graças, irmã do morto e Marina, assessora de Nildo.

O cadáver é encontrado apenas com um band-aid no braço e a partir dele que a causa de sua morte começa a ser revelada. Dornelas se depara com o esquema do tráfico de drogas da região e como alguns pescadores também estão envolvidos no negócio, além de conhecer mais sobre a vida da comunidade e da prostituição. 

"Naquela situação, o delegado Joaquim Dornelas olhou para aquela gente e viu um enxame de moscas sobre estrume fresco." pág 14

Todos os envolvidos possuem algum segredo por trás da aparência e Dornelas precisa descobrir quem é quem porque acontece outro assassinato que está ligado com o caso e que choca a comunidade. O cadáver que Maria das Graças reconhece como sendo de seu irmão não pode ser comprovado porque o sujeito não tinha nenhuma identidade, mas estava ligado o tráfico de drogas e era conhecido como o Zé do Pó.

Dornelas é um delegado muito íntegro, responsável, solitário e que é viciado em novelas e em mingau rs. Ele vai investigar esse caso que aparentemente seria mais um no seu currículo, mas que vai envolvê-lo na parte pessoal. A narrativa está em terceira pessoa o que contribui para a fluidez do enredo e para as descobertas da investigação. As páginas são amareladas, a diagramação é simples e a capa está bem simples também.

Eu gostei da história, mas acho que o envolvimento com o tráfico é sempre muito usado nesse gênero e não é muito original. No entanto, simpatizei com Dornelas que é muito humano, já que acompanhamos seu dia-a dia e seu método de investigação. O desenrolar do caso foi bem interessante, mas nada muito chocante. Apesar de amar esse gênero achei que faltou mais reviravoltas, mas é uma leitura válida para quem curte mistério e investigação criminal.

26 comentários:

  1. Adoro esse livro e a construção do personagem do Joaquim Dornelas!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Oi minha linda..quanto tempo. Que saudade daqui..
    Este livro é bem falado por aí..
    Eu até tenho curiosidade, mas meu forte são outros livros.
    Mas leria com certeza.
    Ótima resenha...

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Li algumas resenhas acerca desse livro.
    Gosto do título e gosto da premissa dele, mas não sei se gostaria muito, isso me baseando no que li a respeito.
    Originalidade pra mim é fator essencial!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito habituada a ler livros de investigação
    Mas gostei da dica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Pela sua resenha o livro parece bem interessante!!
    Parabéns pelo blog, já estou te seguindo.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  6. Adoro livro policial, achei interessante o enredo.
    Vou ver se consigo ler.
    Amei o seu blog, muito fofo.
    http://luninhacat.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    fiquei na dúvida se iria curtir a leitura.
    Vou pesquisar um pouco mais sobre ele.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar, mas, com essa resenha, achei ele ótimo! Vou procurar mais sobre ele!
    Adorei seu blog e já estou seguindo! Beijão linda <3
    docesexpressoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi.

    Nossa eu não gosto de todos os livros deste gênero que leio espero que possa ler este. rs e gostar.

    Parabéns pela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nunca li mas parece bom! Adorei a resenha, ficou ótima.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  11. Ei Joyce, tudo bem?

    Não conhecia esse livro, mas gosto de livros que envolvam enredos policiais. Acho que sou como vc e curto aquelas reviravoltas nas histórias. Mas um personagem bem estruturado, com certeza já é meio caminho andado ;)

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kel,
      Eu também gosto.
      Uma personagem bem estruturada é fundamental :)
      bjs

      Excluir
  12. Eu gostei da resenha porque me agrada este estilo policial... "quem matou o fulano?"... faz um tempo que não leio livros assim, tenho lido muita fantasia. Não tinha ouvido falar deste (lido sobre) livro ainda... ou se ouvi/li não lembro, haha. Valeu a dica :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna,
      Policial é um gênero que nos exige muito mais do que outros, por isso gosto tanto.
      Que bom que gostou!
      bjs

      Excluir
  13. oi Joyce, já li o livro, e gostei bastante, mas também acho que podia ter tido mais reviravoltas. Também adorei o delegado Dornelas e suas manias, e torcia para ele conseguir ficar acordado e ver sua novela, kkkkkkkk
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,
      Faltou reviravoltas mesmo, mas o delegado é ótimo haha
      bjs

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...