Resenha do livro: Os Três de Sarah Lotz

sexta-feira, 4 de julho de 2014





             Título original: The Three
             Editora Arqueiro
             Literatura estrangeira/Ficção sobrenatural
             Número de páginas: 400


Sinopse: Quinta-Feira Negra. O dia que nunca será esquecido. O dia em que quatro aviões caem, quase no mesmo instante, em quatro pontos diferentes do mundo. Há apenas quatro sobreviventes. Três são crianças. Elas emergem dos destroços aparentemente ilesas, mas sofreram uma transformação. A quarta pessoa é Pamela May Donald, que só vive tempo suficiente para deixar um alerta em seu celular: Eles estão aqui. O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele... Essa mensagem irá mudar completamente o mundo. 

Eu comecei o livro com uma expectativa enorme porque ele veio com um kit super caprichado da editora e a própria sinopse é bem chamativa, porém me decepcionei um pouco e a culpa foi da sua conclusão. A trama é envolvente, os acidentes aéreos deram um toque de mistério e tragédia ao livro, os Três são crianças sinistras, adorei a narrativa, mas terminei o livro com aquela sensação de "O que, só isso, não entendi?".

"Os Três" possui uma narrativa bem diferente porque é como se fosse um livro dentro dele com reportagens, depoimentos, conversas, etc sobre o terrível acidente que envolveu quatro aviões no mesmo dia. Nele, vamos acompanhando o livro fictício chamado "Quinta-Feira Negra - Da queda a conspiração: Por dentro do fenômeno dos Três" de Espeth Martins. Esse tipo de narrativa é um amor a parte porque vamos conhecendo a fundo os personagens envolvidos como os parentes dos Três, os próprios Três e como o mundo reagiu a esse acontecimento.

O acidente envolve quatro aviões que caem no mesmo dia e um em cada continente, tirando a Antártica.  A queda dos aviões não apresentam um motivo convincente e por incrível que pareça três crianças, uma em cada avião, conseguem sobreviver à queda e há um boato que uma 4ª criança também sobreviveu. Esse dia ficou conhecido como Quinta-Feira Negra e causou um furor em todo o mundo, pois a passageira Pamela May Donald deixa uma mensagem em seu celular: "Eles estão aqui. O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele...

"Não quero parecer pirado, principalmente com todas as histórias que correm sobre mim. Não entendi o que ele quis dizer com "Como pôde deixar essa coisa entrar aqui"?" pág 135

Depois da mensagem, o pastor Lenny começa a dizer que as crianças são três cavaleiros do Apocalipse e começa uma onda de especulações e teorias sobre os Três no mundo todo. Tive medo em várias partes, principalmente quando falava no Arrebatamento ou de possessão por espírito do mal. As crianças sobreviventes são Hiro, Jess e Bobby, que são bem sinistras e dão um medinho rsrs. Outra parte que me deu medo foram os depoimentos de Paul, o tio de Jess.

As conspirações sobre os Três causam um grande frenesi e cada grupo cria sua própria conclusão: os fanáticos religiosos sobre o possível fim do mundo com o apocalipse, os ufologistas sobre a vinda de Extraterrestres e os exorcistas sobre uma possível possessão. Quem será que está certo? Durante a leitura, existem algumas dicas.

O final é escrito pela jornalista Espeth sobre sua última investigação do caso. Foi uma surpresa para mim e foi plausível com o enredo, porém tive que conversar com uma amiga sobre o final para ele fazer sentido e a primeira impressão é a que fica, né. O enredo é bem sombrio e você não sabe o que vai acontecer na próxima página. A capa está linda e combina com a história, eu adorei mesmo. O acabamento está impecável e as páginas do lado de fora são pretas. O livro não tem orelha.

A história é bem interessante, mas pecou no excesso de suspense porque a autora não diz explicitamente quem são Os Três, fica meio que subentendido porque é o leitor que tem que tirar a conclusão e eu detesto finais assim hahaha. O livro é muito envolvente, chamativo, me fez ficar grudada na leitura para saber o que ia acontecer e eu adorei esse tipo de narrativa, mas o final é daqueles que você ama ou odeia e não me agradou.

Recomendo para os leitores que gostam de uma atmosfera sombria e de sobrenatural ou querem ter uma experiência diferente com uma narrativa nova, mas se prepare para um final que pode não agradar.

18 comentários:

  1. Quanto mais leio resenhas sobre esse livro, mas tenho certeza de que o quero, mesmo você tendo se decepcionado um pouco, pois estou morrendo de curiosidade pra saber o desenrolar da trama. Além disso, parece ter uma narrativa diferente das quais estou habituada.
    Eu também não gosto de finais subentendidos, então quando eu ler o livro vou te mandar um e-mail pra confirmar se eu entendi corretamente, pode ser? Hehehe.
    Ótima resenha, Joyce. Beijos <3

    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta,
      Adorei a narrativa. O livro causa muita curiosidade.
      Pode mandar, ficarei feliz em conversar sobre ele rsrs
      Obrigada
      bjs

      Excluir
  2. Oi, Joyce!
    Li algumas opiniões sobre esse livro e a maioria foi negativa. Perdi a vontade ler, ele até que tinha me deixado curiosa quando li a sinopse, mas pelo que percebi a narrativa não vai me agradar. Talvez com o tempo a curiosidade volte e eu sinta vontade de ler novamente; agora não. :)

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaelle,
      É um livro que agrada a um tipo específico de leitor.
      bjs

      Excluir
  3. Nossa esse é um livro que com toda certeza vou ler,adoro qualquer livro que tenha uma atmosfera sombria e sobrenatural.
    Mas para agora to super curiosa pra saber o que vai acontecer com o Hiro, Jess e Bobby!!!

    Bjss
    malucasporliteratura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Joyce! Como vai?
    Antes de tudo, COMO ASSIM NÃO TEM ORELHA???? Estou decepcionada (ok, não é pra tanto).
    Nunca li um livro que realmente me assustasse, então não sei se gosto desse gênero, todavia Os Três tinha me chamado a atenção, todavia imaginava uma história completamente diferente - eu não tinha lido a sinopse antes hahah. Gosto e odeio livros que deixam as coisas subentendidas, porque às vezes se entende uma coisa completamente diferente do que o autor queria mostrar ou nem se entende. É estranho. Talvez um dia, quando eu decidir que quero arriscar um gênero diferente, eu leia esse livro.
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karol,
      Livros que dão um medinho são sempre interessantes hahaha
      Também não gosto de finais subentendidos.
      bjs

      Excluir
  6. Olá Joyce,

    Eu estava com vontade de ler esse livro, mas as resenhas negativas que li referente ao final me desanimara, mas quem sabe eu leia......abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiee

    Já li esse livro e adorei o capricho com a edição mas infelizmente ficou só nisso porque a história em si não acrescenta nada kkk fiquei haver navios com o final também e ao contrário de você não senti medo em nenhum momento mas enfim só lendo para saber.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa,
      A estética está fantástica, mas o final deixou a desejar.
      Então você é corajosa hahahha
      bjs

      Excluir
  8. Oiee.
    Menina você não é a primeira pessoa que fala que se decepcionou com esse livro, já tinha lido uma outra resenha falando exatamente isso.
    Não gostei do fato do livro ser narrado com depoimentos e conversas, sei lá, já não curti isso, e também isso de o final ter deixado a desejar me afastou.
    Até leria, mas em um futuro não muito próximo.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  9. Como o livro fez sentido pra vc? Eu terminei de ler hj e to me sentindo vazia, sem explicaçoes, eu amei de paixao o livro, mas quero saber quem sao eles, nao fico claro pra mim. Tem como vc me dizer como foi sua conclusao? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Me manda mensagem na fanpage que respondo para você :)
      https://www.facebook.com/entrepaginasesonhos?ref=hl
      bjs

      Excluir
  10. Oi Joyce, eu ouvi dizer que esse livro terá continuação e quem sabe a autora diga o que são "os três" nele nem me lembro onde eu vi isso, mas eu vi, espero que seja verdade, creio que tenha sido em uma entrevista, ai não me lembro nossa. Eu tenho o livro, mas ainda não tive coragem de ler ele, confesso, estou com um pouco de medo rsrsrs. Todas as resenhas que li, as pessoas ficaram com medo rsrsrs. Adorei a sua resenha, mas ainda não sei quando irei ler o livro.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog.
Deixe seu link para que eu possa retribuir.
Obrigada e volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...